sexta-feira, 28 de abril de 2017

Algum exercício pode prejudicar os ganhos em hipertrofia?

Normalmente as prescrições de treinamento seguem um padrão determinado afim de alcançar um objetivo, mas não é incomum alguém querer realizar um exercício X ou Y, no final do treino só para "sentir" aquela musculatura. Mas isso pode ser prejudicial?


Realizar qualquer exercício, apenas por realizar seja no início ou no final do treinamento beira o absurdo, pois não irá resolver seus problemas, nem dar um "up" nos seus resultados.

Essa pratica pode inclusive se mostrar pejorativa, já que se você não estiver totalmente recuperado de uma sessão anterior de treinamento ou ainda se for realizar o treinamento dessa musculatura "em breve" pode acabar tendo seu treinamento prejudicado.

Importante porém é diferenciar um exercício isolado de algo com propósito.

Eventualmente as pessoas utilizar circuitos no final do treinamento resistido, como forma de potencializar o gasto energético. Esses circuitos normalmente consistem de movimentos envolvendo as musculaturas do treinamento alvo e provavelmente mais alguma (normalmente pernas ou abdômen) para que seja possível aumentar o gasto energético e possibilitar um circuito que não seja apenas uma "série gigante" (uma série seguida de outra para o mesmo grupamento muscular envolvendo mais que 4 movimentos).

Essa pratica visa então o aumento do gasto energético, e os movimentos não são feitos até a completa exaustão, ou seja, não tem o intuito de gerar micro-lesões e desagaste muscular (apesar de gerarem um pouco). Dessa forma essa pratica com o objetivo de gerar gasto energético é benéfica mas deve ser programada para não prejudicar seus resultados.

O treinamento circuitado por si só não irá prejudicar essencialmente seus ganhos, mas é importante lembrar que um excesso de trabalho aeróbio/anaeróbio (principalmente depois da sessão resistida), pode sim impactar negativamente, é importante então aplicar essas técnicas de forma bem dosada e por curtos períodos para não acabar gerando somente o estimulo de gasto energético e prejudicando o ganho de massa muscular.

Abraços e Bons Treinos!

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