terça-feira, 4 de julho de 2017

Progressão é fundamental.

O segredo na qual todo treinamento é construído: progressão. Desde os tempos mais antigos, a adaptação física é baseada no conceito de progressão, principalmente da progressão de carga.
Mas como isso pode ser aplicado? Seria necessário realmente aumentar a carga a cada treinamento?


Obviamente que é impossível adicionar 1kgs em cada exercício em cada treinamento. Se fosse possível, em 1 ano estariamos levantando no mínimo 52kgs na rosca direta (1kgs por semana e 52 semanas no ano).
Existe um limite para a adaptação humano frente ao exercício, mas provavelmente você está muito longe desse "máximo" hipotético.

Ocorre que você simplesmente não progride.

Quando analisamos um atleta como um todo, em um grande período de tempo, é fácil observar como todas as variáveis na qual ele é exposto constituem a capacidade física final dele. Se aquele atleta não realiza alongamentos, no final de um ano ele está encurtado.

Da mesma forma com o treinamento físico, principalmente para ganhos de massa muscular, você tem que olhar para a sobrecarga TOTAL do treinamento e observar um gráfico assim:
Ao longo do prazo de um ano, ele tem que ter uma maior capacidade física e isso estará diretamente ligado na sua capacidade de realizar mais trabalho nas sessões de treinamento.
Note que se o estímulo é muito forte e o descanso inadequado, o aluno piora com o passar do tempo. Porém com o estimulo adequado sua capacidade aumenta.

Esse texto tem a mensagem que no decorrer do tempo você tem que aumentar o estimulo, e que a progressão constante não só é importante, como é fundamental para o progresso.

Se você realiza o mesmo treinamento, com as mesmas cargas, digamos que por 2x, você não está realizando um treinamento adequado e consequentemente não irá progredir.

Digo 2x, pois é possível realizar treinos menos intensos, afim de aumentar a recuperação. Porém as variáveis de progressão tem que existir de um treinamento para o outro, e elas podem ser mínimas.
Tão mínimas quando aumentar 1kg em 1 exercício, ou 1 repetição a mais em 1 série.

Porém lembrem-se de não realizar exatamente o mesmo treinamento por mais que 2x. Progressão do treinamento é fundamental!

Abraços e Bons Treinos!

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