quinta-feira, 30 de agosto de 2018

RFM: a nova formula de calcular porcentagem de gordura?

Recentemente foi publicado um estudo na revista "Scientific Reports", uma revista muito prestigiada no meio cientifico, a respeito de uma nova formula para avaliar composição corporal, que os cientistas chegaram na conclusão quer seria mais efetiva que o BMI (índice de massa corporal) para avaliar a composição física. Mas é importante entender melhor o que é e como utilizar esse índice.




Esse estudo foi realizado nos EUA com mais de 12,5 mil pessoas e tinha como objetivo analisar e desenvolver uma nova formula para calcular o índice de massa corporal, visto que o BMI, ou popularmente conhecido no Brasil como IMC, acaba por colocar todos no mesmo "montante" independente da porcentagem de gordura ou de massa muscular. Como podemos ver nas imagens ao lado, duas pessoas com físicos totalmente diferentes, com aproximadamente a mesma altura e peso.










Nesse estudos eles estavam objetivando uma formula que pudesse ser realizada sem grandes equipamentos, idealmente utilizando apenas circunferências corporais, peso e altura. Assim após diversos estudos a formula que mais se aproximava da porcentagem de gordura entre mulheres era altura³ / (circunferência da cintura x altura) e para homens a (√altura)/circunferência da cintura.


Contudo, foi possível encontrar uma outra formula mais universal:
Para mulheres 76 - (20 x (altura/circunferência da cintura))
Para homens 64 - (20 x (altura/circunferência da cintura))

Todos os dados devem ser colocados em metros.

Para mim fica:

64 - (20  x (1,73/0,8)
64 - (20 x 2,1625)
64 - 43,25
= 20,75

Minha porcentagem de gordura por bioimpedância e dobras está em torno de 13%. Mas eu possuo a cintura mais larga, o que acaba por elevar o índice.

Mas é importante destacar que esses índices servem mais para analises populacionais e não irão substituir uma medição da porcentagem de gordura, mas já é um avanço na direção certa. 

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário